Resolvi falar sobre o Whisky pois é algo que gosto e sei que muitos casais se sentem na obrigação de ter na festa, mas não curtem e nem conhecem muito. O que vejo pela internet é um monte de informação, mas quem nunca nem bebeu vai ficar boiando um pouco, por isso resolvi fazer algo mais direto e que a pessoa saia com uma resposta daqui.

Não vou ficar aqui falando dos tipos de whisky, existem diversas categorias como Single Malt Scotch Whisky, Blended Malt Scotch Whisky, Blended Scotch Whisky, Single Grain Scotch Whisky e Blended Grain Scotch Whiskyl. Isso é só jogar no Google. A intenção é dar um norte para quem nada entende!

Em primeiro lugar vou tentar responder o porquê eu acho que DEVE ter Whisky na festa:

Primeiro porque eu gosto! Brincadeira. Eu gosto sim, mas o que acho mais legal em relação a bebida é a sua história. O whisky sempre foi tido como “a bebida da chegada e das despedidas”, ou seja os grande feitos da história sempre foram comemorados com uma dose. Os nascimentos principalmente, desde o século XVII.

Outro ponto é que acho uma bebida acessível, pois se você resolver colocar vinho no seu casamento, vai agradar uns e desagradar outros.

Porque no vinho é assim, um cara que curte vinho e bebe um Cabo de Hornos (que custa uns R$220 reais) não vai sair falando bem se tiver um Isla Negra na festa (de R$ 29 reais). São dois vinhos chilenos e de mesma uva, mas por uma série de fatores que eu não faço a mínima ideia, não atendem a todos os públicos.

Só que com o Whisky a coisa muda!! Existe whisky de cinco mil reais, mas se tiver um lá um 12 anos estará maravilhoso, e um 8 anos bom para caramba também. Duvido um cara que gosta de beber whisky falar que não vai beber um 8 anos. Em eventos empresariais que fui, sempre rolaram 8 anos e alguns casamentos sempre vejo misto, as vezes tem 8 anos e outras, 12 anos.

Quanto a regra para beber whisky, penso sempre que vale a do prazer. Com água, coca, guaraná, água de coco... vale o que gostar. Essa coisa de exigência acho balela, quem compra sou eu e bebo como quiser!! Hehe Brincadeiras à parte, só dá uma dor no coração pegar um 12 anos e tascar uma coca. Mas cada um sabe o que gosta, eu particularmente acho que um 8 anos está condizente com o evento do casamento e para o mundo de comidas que virão na festa.

Com isso tudo, acho que a pessoa tem três opções: Red Label, Chivas e Black Label nessa ordem.

Vou explicar, o Red Label é uma whisky EXCELENTE e o mais vendido no mundo, só que a sua popularização, ao meu ver, tirou um pouco a sofisticação, mas na qualidade é indiscutível. Apesar de ser o mais caro dos 8 anos, vai pegar bem na festa. Ao meu ver um whisky 8 anos cai melhor para um casamento, já que é um whisky mais leve e o momento pede algo desse tipo.

Agora se você quer fazer aquela presença e colocar um whisky 12 anos acho que a linha é se tiver grana vá no Black Label e se tiver meio apertado no Chivas. O supermercado Mundial é o melhor lugar do MUNDO para comprar, sempre tem promoção, o que faz a conta de quem gosta da bebida ir na lua. Vai lá comprar um creme de leite e sai com uma conta de quase cem reias porque o Jack Daniels estava em promoção!!  Oh creme de leite caro esse!

Não estou entrando no quesito gosto, pois tem uma série de excelentes marcas que curto. Estou pensando apenas nos tipos que darão a melhor sensação de boa escolha para o maior número de pessoas na festa, nisso incluo as que entendem e as que não entendem NADA. A questão da sofisticação mesmo. Gosto de Famous Grouse, sou super fã da Jack Daniels e também adoro beber com o meu pai o William Lawson. Apesar de whiskys baratos não agradarem a todo mundo e se você for servir um Ballantines 21 anos, o carinha que só conhece o Red Label pelos funks vai olhar e não dar o devido crédito. Portanto vá no certo!!


 


Na quantidade, a maioria dos sites vai te recomendar 1 garrafa para 10 convidados. Vendo alguns relatos, alguns dizem que sobraram e outros não. Vai depender muito do perfil de seus convidados, se são jovens, se bebem muito. Acho que o ideal é não faltar. 
Espero ter ajudado!!