No capítulo de hoje da novela Salve Jorge, a personagem da atriz Nanda Costa apareceu vestida de noiva na versão idealizada por Théo, o noivo. Um vestido tradicional e romântico.

Vestido de tafetá de seda e com flores aplicadas na saia (Foto: Salve Jorge/TV Globo) 
Eis que no capítulo de sábado, aparecerá a versão sonhada pela noiva. Um vestidinho de gosto muito duvidoso, diga-se de passagem. Aí alguém vai dizer: Ah, mas a personagem é periguete, tuuuudo a ver! Vejam a declaração da figurinista da novela, Helena Gastal, que ilustra exatamente isso:

“A gente sabe que Morena é uma garota com poucas condições financeiras. Mas ela bate o olho em uma vitrine e escolhe o modelo do vestido que quer usar em seu casamento para copiar. Baseado nisso, escolhemos para ela um vestido do estilista Victor Dzenk”, conta.

Ai, gente. Discordo. Não é porque a personagem passa a novela inteira no estilo "calça da Gang" que precisa ter um decote no umbigo no dia do casamento, ainda que em sonhos da Morena. Achei de super mau gosto. E de certa forma, denigre a imagem de meninas que moram em comunidades e tem o mesmo sonho de se casarem com tudo aquilo que têm direito. E com um vestido lindo, porque não?

Muita gente tem o péssimo hábito de associar aqueles que não desfrutam de um poder aquisitivo privilegiado a pessoas sem classe, isentas de bom gosto e que devem se contentar com qualquer coisa. Sou radicalmente contra esse pensamento e já vi muitos casamentos extremamente simples colocando muitas festas de arromba no chinelo. Assim como muitas socialites com vestidos cafonééérrimos e noivinhas "pobres mortais" deslumbrantes em seus vestidos de uma simplicidade elegantérrima.

Foi gritante a diferença nos estilos dos vestidos que já apareceram na novela e foram comentados aqui. Há quem diga que são personagens de classes sociais distintas, logo, vestidos distintos. Porém, achei extremamente inadequado esse contraponto, uma vez que qualquer noiva em sã consciência saberia que nenhum padre a casaria com aquele decotão a La Mulher Melão. No Complexo do Alemão ou na Candelária.

 

Morena sonha que está entrando na cerimônia de casamento com a mãe